Sábado, 19 de novembro de 2022
Receção aos participantes
Sessão de Abertura
Conferência Plenária
Anna Baccaglini-Frank
Professora associadaUniversidade de Pisa
Itália
Pausa para café
Grupos de discussão
Almoço
Grupos de discussão
Pausa para café
Painel Plenário
Desenvolvimento Curricular e as Novas AE de Matemática
Ana Paula Canavarro – Universidade de ÉvoraJaime Carvalho e Silva – Universidade de Coimbra
Assunção Flores – Universidade do Minho
António Moreno – Universidad de Granada
Moderadora: Alexandra Sofia Rodrigues – NOVA.FCT – Universidade Nova de Lisboa
Assembleia Geral da SPIEM
Jantar (Solar dos Zagallos)
Domingo, 20 de novembro de 2022
Grupos de discussão
Pausa para café
Conferência Plenária
Manuel Santos Trigo
(por videoconferência)Departamento de Matemática Educativa
Cinvestav
México
Sessão de Encerramento
ORGANIZAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
GD1 - Desenvolvimento curricular e os materiais e outros recursos
Neste eixo pretende-se analisar as investigações com o foco nos materiais e outros recursos que são mobilizados pelos professores, para a aprendizagem dos alunos. Nos materiais e recursos incluem-se, por exemplo, os materiais manipuláveis, as tarefas em suporte papel ou digital e os recursos tecnológicos, nomeadamente as calculadoras científicas e gráficas, bem como todos os softwares educativos preconizados nos currículos prescritos e apresentados aos professores.
Neste contexto esperam-se os contributos da investigação, em formato de comunicação ou poster, que envolvam objetivos centrados:
- Nos materiais e recursos enquanto artefactos primários e secundários compreendidos a partir de diferentes revisões de literatura e quadros teóricos;
- Na identificação dos tipos de interação entre os professores dos diferentes níveis de ensino e os materiais e recursos;
- Na identificação das orquestrações instrumentais que os professores e os alunos, dos diferentes níveis de ensino, utilizam quando trabalham com os materiais e recursos;
- Nos processos através dos quais os professores dos diferentes níveis de ensino replicam, adaptam e criam tarefas com utilização de materiais e recursos;
- No trabalho colaborativo dos professores dos diferentes níveis de ensino na seleção, criação e implementação de materiais e recursos;
- No papel dos materiais e recursos na construção de significados na aprendizagem dos alunos dos diferentes níveis de ensino.
Dinamizadoras: Ana Santiago, Maria Helena Marinho e Paula Teixeira.
19 de novembro
11h45 às 13h15
19 de novembro
14h30 às 16h30
20 de novembro
9h00 às 10h45
19 de novembro
11h45 às 13h15
Comunicações
A matemática no ensino profissional. Um estudo comparativo em 3 países.
- Corália Pimenta & Alexandra Rodrigues
Pósteres
Impacto do uso do geogebra classroom na atitude dos alunos face à matemática e na aprendizagem do tema funções: uma revisão sistemática da literatura.
- Ana Cristina Martins, Hélia Jacinto & Neuza Pedro
19 de novembro
14h30 às 16h30
Comunicações
Novas aprendizagens essenciais: o desenvolvimento do pensamento computacional na aprendizagem dos números no 1.º ano de escolaridade.
- Célia Mestre, Cristina Martins, Cândida Tourais & Isabel Guerra
A orquestração instrumental do cálculo algébrico simbólico (CAS) no estudo de funções.
- Hélder Martins & António Domingos
20 de novembro
9h00 às 10h45
Comunicações
Um contributo do values alignment study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática.
- Lurdes Serrazina, Manuel Vara Pires, Joana Castro, Cristina Martins, Nélia Amado, Hélia Jacinto, Ana Silvestre, Susana Carreira, Elvira Santos & Rosa Tomás Ferreira
Pósteres
Pensamento computacional e aprendizagem de geometria no 3.º ciclo – uma revisão sistemática de literatura.
- Cristina Ligeiro, Hélia Jacinto & João Piedade
GD2 - Desenvolvimento curricular e práticas letivas
Neste eixo temático pretende-se analisar investigação que ilustre experiências de ensino, onde se evidencie a transferência do currículo prescrito, que depois de interpretado, adaptado e planificado, é aplicado de acordo com as condições de trabalho e as características dos alunos.
Neste sentido, aceitam-se contribuições (comunicações e posters) que enfatizem, por exemplo:
- Abordagens integradas em educação STE(A)M;
- Implementação de práticas inovadoras que contribuam para a melhoria do desempenho e sucesso educativo na disciplina de Matemática;
- Abordagens de ensino e aprendizagem em educação matemática inclusiva;
- Abordagens de ensino e aprendizagem matemática em ambientes de heterogeneidade linguística e cultural;
- Abordagens de ensino e aprendizagem matemática em E@D, em tempos de pandemia;
- Abordagens de ensino e aprendizagem matemática com a contribuição da Teoria da Atividade e/ou Teoria da Mediação Semiótica e/ou Teoria da Génese Instrumental; – Abordagens de ensino e aprendizagem matemática no âmbito da História da Educação Matemática.
Dinamizadoras: Manuela Subtil, Mária Almeida e Nélia Amado.
19 de novembro
11h45 às 13h15
19 de novembro
14h30 às 16h30
20 de novembro
9h00 às 10h45
19 de novembro
11h45 às 13h15
Comunicações
A abordagem exploratória num Estudo de Aula em Matemática: como entendem e como conduzem os professores uma discussão coletiva?
- Filipa Faria, João Pedro da Ponte & Margarida Rodrigues
Contributos de um estudo de aula com professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento profissional.
- Alexandra Souza, Margarida Rodrigues & João Pedro da Ponte
Pósteres
Planeta terra: ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento espacial, em contexto pré-escolar.
- Mónica Bate, António Domingos & Ana Santiago
19 de novembro
14h30 às 16h30
Comunicações
Questionamento com crianças de cinco anos facilitador da aprendizagem sobre magnetes e matemática: como se caracteriza?
- Ana Filipa Silva, Conceição Costa & António Domingos
O processo de construção de tarefas matemáticas em conexões com a dança tradicional portuguesa.
- Sofia Alegria & Ana Paula Canavarro
Grandeza comprimento: a unidade de medida e o processo de medição.
- Marta Teixeira & Lurdes Serrazina
Pósteres
Aproximações à utilização do Geogebra nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.
- Cristina Loureiro, Helena Amaral, Susana Brito, Sandra Dias, Carla Faneco, Sónia Fernandes, Paula Figueiredo, Helena Gil, Dina Morais, Helena Moreira, Sara Oliveira, Graça Pereira & Nuno Valério
20 de novembro
9h00 às 10h45
Comunicações
O pensamento computacional na matemática: uma abordagem com base na resolução de problemas no ensino superior.
- Maria Cristina Costa, Sandra Gaspar Martins & António Domingos
As representações semióticas na aprendizagem da matemática: uma experiência com uma turma de 10.º ano.
- Joana São Bento & Maria Helena Martinho
Pósteres
O papel da matemática numa abordagem STEM: uma experiência com alunos do ensino profissional.
- Nélia Amado & Susana Carreira
Motivar a aprendizagem do currículo de matemática e ciências através da pedagogia STEM.
- Maria de Fátima Filipe, Maria Cristina Costa & António Domingos
GD3 - Desenvolvimento curricular e formação de professores
Neste eixo temático a formação de professores é encarada de uma forma abrangente, incluindo a formação inicial e contínua, mas também aspetos informais de desenvolvimento profissional do professor. Esperam-se contributos da investigação (comunicações ou pósteres) para a melhor compreensão de aspetos como:
- O papel do professor no desenvolvimento curricular;
- O trabalho colaborativo como ponte para o desenvolvimento curricular;
- O conhecimento profissional como suporte para o desenvolvimento curricular;
- A integração da tecnologia como base para o desenvolvimento curricular;
- Boas práticas no desenvolvimento curricular e profissional de professores.
Dinamizadoras: Cristina Costa, Helena Rocha e Hélia Jacinto.
19 de novembro
11h45 às 13h15
19 de novembro
14h30 às 16h30
20 de novembro
9h00 às 10h45
19 de novembro
11h45 às 13h15
Comunicações
Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores: Papel e ações do formador e uso de tarefas de aprendizagem profissional acerca dos processos de raciocínio matemático.
- Marcia Aguiar, Alessandro Jacques Ribeiro, João Pedro da Ponte & Joana da Mata-Pereira
Pósteres
A comunicação matemática escrita e a resolução de problemas: a construção de uma tarefa de formação para futuros professores.
- Rosa Antónia Tomás Ferreira & Maria Helena Martinho
19 de novembro
14h30 às 16h30
Comunicações
Formação de professores em ensino de matemática com recurso à tecnologia – do currículo prescrito ao currículo em ação.
- Pedro Pimenta, António Domingos & Cristina Costa
Conocimientos y creencias sobre modelización matemática en la argumentación reflexiva de un futuro professor.
- Telesforo Sol, Carlos Ledezma, Gemma Sala-Sebastià & Vicenç Font
Pósteres
O conhecimento do professor de matemática e a integração das tecnologias na sua prática.
- Maria do Carmo Botelho & Helena Rocha
A interdisciplinaridade em contexto de integração da tecnologia: o conhecimento profissional de professores de Matemática e de Físico-química.
- Tânia Coelho & Helena Rocha
20 de novembro
9h00 às 10h45
Comunicações
Competencia STEM en la formación inicial del profesorado de educación primaria.
- Aitzol Lasa & Miguel R. Wilhelmi
Pósteres
ProSTEAM: Autoeficácia dos professores de 1.º ciclo sobre o ensino da Matemática numa abordagem STEAM.
- Nadia Ferreira; Cristina Costa; Francisco Peixoto; Vera Monteiro & José Castro Silva
Investigação em educação matemática nas universidades da Andaluzia: um olhar sobre teses de doutoramento
- María Rodríguez Baiget, Alexander Maz-Machado, Cristina Pedrosa-Jesús & Marina Arnal Ferrandíz
Abordagem STEAM: articulação disciplinar e práticas letivas de professores
- Patrícia Teixeira, Cristina Martins & Helena Rocha