Sábado, 19 de novembro de 2022

8:45 – 9:30
Receção aos participantes
8:45 – 9:30
9:30 – 10:00
Sessão de Abertura
9:30 – 10:00
10:00 – 11:15
Conferência Plenária

Anna Baccaglini-Frank

Professora associada
Universidade de Pisa
Itália
10:00 – 11:15
11:15 – 11:45
Pausa para café
11:15 – 11:45
11:45 – 13:15
Grupos de discussão
11:45 – 13:15
13:15 – 14:30
Almoço
13:15 – 14:30
14:30 – 16:30
Grupos de discussão
14:30 – 16:30
16:30 – 17:00
Pausa para café
16:30 – 17:00
17:00 – 19:00
Painel Plenário

Desenvolvimento Curricular e as Novas AE de Matemática

Ana Paula CanavarroUniversidade de Évora
Jaime Carvalho e SilvaUniversidade de Coimbra
Assunção Flores Universidade do Minho
António MorenoUniversidad de Granada

Moderadora: Alexandra Sofia Rodrigues – NOVA.FCT – Universidade Nova de Lisboa
17:00 – 19:00
19:00 – 20:00
Assembleia Geral da SPIEM
19:00 – 20:00
20:30
Jantar   (Solar dos Zagallos)
20:30

Domingo, 20 de novembro de 2022

9:00 – 10:45
Grupos de discussão
9:00 – 10:45
10:45 – 11:15
Pausa para café
10:45 – 11:15
11:15 – 12:30
Conferência Plenária

Manuel Santos Trigo

(por videoconferência)

Departamento de Matemática Educativa
Cinvestav
México
11:15 – 12:30
12:30 – 12:45
Sessão de Encerramento
12:30 – 12:45

ORGANIZAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

Neste eixo pretende-se analisar as investigações com o foco nos materiais e outros recursos que são mobilizados pelos professores, para a aprendizagem dos alunos. Nos materiais e recursos incluem-se, por exemplo, os materiais manipuláveis, as tarefas em suporte papel ou digital e os recursos tecnológicos, nomeadamente as calculadoras científicas e gráficas, bem como todos os softwares educativos preconizados nos currículos prescritos e apresentados aos professores.

Neste contexto esperam-se os contributos da investigação, em formato de comunicação ou poster, que envolvam objetivos centrados:

  • Nos materiais e recursos enquanto artefactos primários e secundários compreendidos a partir de diferentes revisões de literatura e quadros teóricos;
  • Na identificação dos tipos de interação entre os professores dos diferentes níveis de ensino e os materiais e recursos;
  • Na identificação das orquestrações instrumentais que os professores e os alunos, dos diferentes níveis de ensino, utilizam quando trabalham com os materiais e recursos;
  • Nos processos através dos quais os professores dos diferentes níveis de ensino replicam, adaptam e criam tarefas com utilização de materiais e recursos;
  • No trabalho colaborativo dos professores dos diferentes níveis de ensino na seleção, criação e implementação de materiais e recursos;
  • No papel dos materiais e recursos na construção de significados na aprendizagem dos alunos dos diferentes níveis de ensino.

Dinamizadoras: Ana Santiago, Maria Helena Marinho e Paula Teixeira.

Neste eixo temático pretende-se analisar investigação que ilustre experiências de ensino, onde se evidencie a transferência do currículo prescrito, que depois de interpretado, adaptado e planificado, é aplicado de acordo com as condições de trabalho e as características dos alunos.

Neste sentido, aceitam-se contribuições (comunicações e posters) que enfatizem, por exemplo:

  • Abordagens integradas em educação STE(A)M;
  • Implementação de práticas inovadoras que contribuam para a melhoria do desempenho e sucesso educativo na disciplina de Matemática;
  • Abordagens de ensino e aprendizagem em educação matemática inclusiva;
  • Abordagens de ensino e aprendizagem matemática em ambientes de heterogeneidade linguística e cultural;
  • Abordagens de ensino e aprendizagem matemática em E@D, em tempos de pandemia;
  • Abordagens de ensino e aprendizagem matemática com a contribuição da Teoria da Atividade e/ou Teoria da Mediação Semiótica e/ou Teoria da Génese Instrumental; – Abordagens de ensino e aprendizagem matemática no âmbito da História da Educação Matemática.

Dinamizadoras: Manuela Subtil, Mária Almeida e Nélia Amado.

Neste eixo temático a formação de professores é encarada de uma forma abrangente, incluindo a formação inicial e contínua, mas também aspetos informais de desenvolvimento profissional do professor. Esperam-se contributos da investigação (comunicações ou pósteres) para a melhor compreensão de aspetos como:

  • O papel do professor no desenvolvimento curricular;
  • O trabalho colaborativo como ponte para o desenvolvimento curricular;
  • O conhecimento profissional como suporte para o desenvolvimento curricular;
  • A integração da tecnologia como base para o desenvolvimento curricular;
  • Boas práticas no desenvolvimento curricular e profissional de professores.

Dinamizadoras: Cristina Costa, Helena Rocha e Hélia Jacinto.