Eixos temáticos onde se devem incluir as propostas de comunicação oral ou poster

Desenvolvimento curricular

Este Encontro tem como propósito principal refletir sobre o desenvolvimento curricular e os diferentes atores que nele participam. Tratando-se de um espaço de partilha de conhecimentos e um contexto privilegiado de aprendizagens, pretende-se apresentar e discutir a investigação que tem vindo a ser desenvolvida neste domínio, quer a nível nacional quer internacional. Sendo o tema do Encontro centrado no desenvolvimento curricular, os Grupos de Discussão serão organizados em três temáticas (de acordo com os trabalhos que forem submetidos).

1. Desenvolvimento curricular e os materiais e outros recursos

Neste eixo pretende-se analisar as investigações com o foco nos materiais e outros recursos que são mobilizados pelos professores, para a aprendizagem dos alunos. Nos materiais e recursos incluem-se, por exemplo, os materiais manipuláveis, as tarefas em suporte papel ou digital e os recursos tecnológicos, nomeadamente as calculadoras científicas e gráficas, bem como todos os softwares educativos preconizados nos currículos prescritos e apresentados aos professores.

Neste contexto esperam-se os contributos da investigação, em formato de comunicação ou poster, que envolvam objetivos centrados:

  • Nos materiais e recursos enquanto artefactos primários e secundários compreendidos a partir de diferentes revisões de literatura e quadros teóricos;
  • Na identificação dos tipos de interação entre os professores dos diferentes níveis de ensino e os materiais e recursos;
  • Na identificação das orquestrações instrumentais que os professores e os alunos, dos diferentes níveis de ensino, utilizam quando trabalham com os materiais e recursos;
  • Nos processos através dos quais os professores dos diferentes níveis de ensino replicam, adaptam e criam tarefas com utilização de materiais e recursos;
  • No trabalho colaborativo dos professores dos diferentes níveis de ensino na seleção, criação e implementação de materiais e recursos;
  • No papel dos materiais e recursos na construção de significados na aprendizagem dos alunos dos diferentes níveis de ensino.

2. Desenvolvimento curricular e práticas letivas

Neste eixo temático pretende-se analisar investigação que ilustre experiências de ensino, onde se evidencie a transferência do currículo prescrito, que depois de interpretado, adaptado e planificado, é aplicado de acordo com as condições de trabalho e as características dos alunos.

Neste sentido, aceitam-se contribuições (comunicações e posters) que enfatizem, por exemplo:

  • Abordagens integradas em educação STE(A)M;
  • Implementação de práticas inovadoras que contribuam para a melhoria do desempenho e sucesso educativo na disciplina de Matemática;
  • Abordagens de ensino e aprendizagem em educação matemática inclusiva;
  • Abordagens de ensino e aprendizagem matemática em ambientes de heterogeneidade linguística e cultural;
  • Abordagens de ensino e aprendizagem matemática em E@D, em tempos de pandemia;
  • Abordagens de ensino e aprendizagem matemática com a contribuição da Teoria da Atividade e/ou Teoria da Mediação Semiótica e/ou Teoria da Génese Instrumental; – Abordagens de ensino e aprendizagem matemática no âmbito da História da Educação Matemática.

3. Desenvolvimento curricular e formação de professores

Neste eixo temático a formação de professores é encarada de uma forma abrangente, incluindo a formação inicial e contínua, mas também aspetos informais de desenvolvimento profissional do professor. Esperam-se contributos da investigação (comunicações ou pósteres) para a melhor compreensão de aspetos como:

  • O papel do professor no desenvolvimento curricular;
  • O trabalho colaborativo como ponte para o desenvolvimento curricular;
  • O conhecimento profissional como suporte para o desenvolvimento curricular;
  • A integração da tecnologia como base para o desenvolvimento curricular;
  • Boas práticas no desenvolvimento curricular e profissional de professores.